As Confrarias remontam o tempo das cruzadas, onde os cavaleiros templários após retornarem das lutas, juntamente com seus familiares reuniam-se em banquetes para confraternizar os feitos nos campos de batalhas e se solidarizar com as famílias daqueles que tombaram em combate no nobre cumprimento do dever.
A confraria é a reunião de pessoas com fortes laços afetivos, que encontram na irmandade, na igualdade e na camaradagem, relações de convivência fraterna baseada nas mesmas crenças, sentimentos ou ideais comuns.
Portanto não visa lucro, e tem por principal objetivo, a reunião de seus confrades com a finalidade de confraternizar, ou seja, ligar como irmãos pessoas que desenvolveram fortes laços de amizade em função de objetivos e interesses comuns.
A Confraria dos Comuns é a tentativa de reunião de todos aqueles interessados em soluções inteligentes e eficazes, no campo das políticas públicas, para os problemas da cidade, a partir da realização de palestras, workshops, rodas de conversa, sempre dentro de um contexto cultural, buscando inserir noções de formação política no seio da comunidade através de atividades lúdicas, como meio de fugir às formas tradicionais de formação política.
Apostar no impacto que tais encontros teriam sobre a população da periferia, é propor uma nova perspectiva na relação entre jovens e idosos, uma vez que é preciso mudar o quadro atual e isto é uma meta a ser atingida pela Confraria dos Comuns.