quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sarau da Confraria dos Comuns - 4ª Edição - Release


RELEASE

O Sarau da Confraria dos Comuns acontece nesta terça-feira, 21 de agosto, na Vanguarda Vitrine Hall, ex-Paulista Pizzaria.
O “Sarau da Confraria dos Comuns” é um evento cultural cujo recheio é a discussão do cenário político de São Sebastião, do Distrito Federal e do Brasil. A partir de palestras, workshops e rodas de conversa, o Sarau é envolvido por apresentações dos variados segmentos do cenário artístico local e regional, em um ambiente qualificado com equipamentos de som e audiovisual.
                Com a intenção de proporcionar o acesso à discussão política, trará também um intercâmbio cultural entre artistas e público, além de proporcionar oportunidades a novos talentos. Busca-se contribuir com a formação intelectual e política da comunidade, fomentando as discussões sobre o presente e o futuro das cidades do DF.
Sabedores de que a discussão do processo político, no Brasil, só ocorre às vésperas das eleições, restringindo-se à questão do voto, nós, da Confraria dos Comuns, apresentamos este Sarau, que tratará de modo lúdico, porém sério, a questão política no seio da comunidade.
                Para o mês de agosto preparamos um programa diversificado que lembrará o Dia Internacional da Juventude, que celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.
O sarau contará com pessoas da comunidade e ilustres visitantes, a saber:

Nas Artes Plásticas traremos Ricardo Caldeira, designer e artista plástico de São Sebastião que publica no www.flickr.com/samba_raul.

Para o quadro Um passeio pela MPB teremos a presença de Ismael Santos, uma das poucas vozes da cidade que cantam a autêntica mpb trazendo sucessos consagrados e versões próprias de canções da música popular brasileira. Além de MPB, também bossa nova e samba, mesclados a interpretações mais fiéis. No repertório Chico, Caetano, Djavan, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outros nomes. Com interpretações marcantes e bem singulares, a artista imprime sua marca em cada canção selecionada, dando um tom sãosebastianense a cada uma delas.  

Além do Ismael Santos teremos uma canja muito especial da jovem dupla Gustavo e Juliana e da dupla que é uma revelação na cidade e que já estão despontando no cenário do Distrito Federal: Trata-se, nada mais nada menos, que de Juan Marcus e Vinicius.

O palestrante da vez é Carlos Odas, o Carlão, como é conhecido. Nasceu em 1973, na cidade de Lins, interior de SP, mas cresceu em Santo André, no ABC Paulista. Ele conta que acordou para a política por meio do movimento estudantil secundarista, tendo sido eleito presidente do grêmio estudantil e diretor da UMES-Santo André. Filiou-se ao PT em 1994, foi secretário municipal de juventude do partido, depois Secretário Nacional de Juventude e membro do Diretório Nacional do PT (1999/2001). Em 2004, participou, no Instituto Cidadania, da equipe que organizou o Projeto Juventude. Tomou posse num cargo público pela primeira vez em 2005, quando foi convidado a integrar a Secretaria Nacional de Juventude, na Secretaria-Geral da Presidência da República. Atualmente exerce a função de Coordenador da Coordenadoria da Juventude do DF e falará sobre Propostas para a Juventude do Distrito Federal.

Os homenageados da vez  também formam uma dupla de sucesso local, despontando para o regional e são os irmãos Pedrinho Moura e Nivia Moura. Ele do Jiu-jitsu ela do Judô. Os dois tem trazidos muitas medalhas dos torneios aos quais tem conseguido participar, apesar das dificuldades que tem enfrentado para levar adiante o sonho de serem lutadores reconhecidos. Confira mais sobre os dois nos links  http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Arquivo/0,,AA1353294-4724,00.html, http://jornaldaquidf.blogspot.com.br/2012/03/pedrinho-moura-o-guerreiro-que-vai.html
Nas Tertúlias Poéticas teremos a estreia do Grupo Hiperbórea, que é um daqueles que são realmente difíceis de rotular, mas que demonstra acima de tudo “a arte de criar”, com muita improvisação em declamações e músicas próprias, inspirando-se em influências medievais e utilizando-se da junção desta temática já conhecida à sonoridade própria e indiscutivelmente individual. A banda é: Douglas Camargos (violões e guitarra), Lucas “Elfo” Souza (flautas) e Chibi Ahou (Declamações).

No mais, aguardamos a todos com seus laptops, notebooks e celulares, uma vez que liberaremos a internet nesta noite e ainda sortearemos uma pizza entre os presentes.

Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário